segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

Atividade Unidade 09

TRABALHANDO COM O CALC
No calc, há uma série de recursos, o qual podemos utilizar em nossas práticas diárias da escola e da sala e aula. Dentre eles, podemos citar o fato de poder alterar qualquer informação a qualquer momento sem ter que rabiscar a planilha toda, e das informações alteradas serem automaticamente recalculadas.
Com ele podemos criar tabelas e apresentar resultados de pesquisas ou comparações de forma fácil de visualizar através de gráficos. Podendo assim, demostrar porcentagens de diversas situações para nossos discentes e docentes.

Ativiade Unidade 08

INTERAÇÃO E INTERATIVIDADE
A internet virou o grande palco da comunicação e troca de informação entre pessoas. Usando o computador como ferramenta de suporte à comunicação, podemos produzir e reproduzir tudo o que imaginarmos.

O que diz Dr. Renato M.E. Sabbatini do Instituto Edumed de Campinas, SP

O Novo Aluno
Com conhecimentos cada vez mais sofisticados de informática e
Internet
Pesquisador ativo e consumidor voraz de informações: Google,
bibliotecas e enciclopédias digitais, portais...
Participante ativo do espaço virtual: blogs, fotologs, videologs, YouTube Orkut...
Adepto da interação virtual: MSN, SMS, email...
Uso crescente da Web 2.0, alta interatividade...
Usuário antenado em novas tecnologias: celular, câmara digital,
MP3, iPod, CD, DVD, PDA...

A Nova Sala de Aula
Conectada
Interativa
Multimídia
Extensível no tempo e no espaço

Atividade Unidade 05

Texto 01
http://www.pussp.br/tead/nla/artigos%pdf/artigo3.pdf.
FORMAÇÃO DO CONHECIMENTO COLETIVO
O professor de uma maneira geral tem sido estimulado a integrar com os recursos oferecidos por essas novas tecnologias em suas atividades de sala de aula. . Com o levantamento das prioridades e alternativas para a comunidade, percebe-se que a escola tem um papel fundamental, no que diz respeito à dinâmica do assentamento, revelando o espaço da pluralidade e diversidade.
As transformações a que as escolas parecem estar sujeitas implicam também a mudança do status da atividade do professor: a preparação da sua aula terá de ser, muitas vezes, acompanhada da criação de um material didático multimídia. Assim, a educação voltada para a cidadania ainda é, na prática, a educação voltada para as necessidades do mercado de trabalho. Tal fato, por si, explica o grande avanço na educação mediada por computador, em especial através da internet, para dar atendimento às necessidades dos educandos.
Texto 02
COMO UTILIZAR A INTERNET NA EDUCAÇÃO
A Internet também está explodindo na educação. O acesso a internet atraem os estudantes. As aulas na Internet devem alternar-se com as aulas habituais. Pois, eles gostam de navegar, de descobrir endereços novos, de divulgar suas descobertas, de comunicar-se com outros colegas. Mas também podem perder-se entre tantas conexões possíveis, tendo dificuldade em escolher o que é significativo, em fazer relações, em questionar afirmações problemáticas. O papel dos professores é o de acompanhar cada aluno, incentiva resolver suas dúvidas, divulgar as melhores descobertas e orienta-los da melhor maneira para que conheçam o certo e o errado, os benefícios e malefícios desta ferramenta

Ativiade Unidade 06

APRESENTAÇÕES DE SLIDES
Diante das diversas atividades desenvolvidas por nós Assistentes Técnicas Pedagógicas da EEB Sólon Rosa, posso afirmar que o uso do computador, bem como dos demais recursos tecnólogicos e de mídias vêem cada vez mais nos oportunizando subsidios para trabalharmos com nossos professores e alunos. As apresentações de slides são utilizadas de diversas maneiras. Mais que apresentações de mensagens "bonitas" no início ou fim dos trabalhos, este recurso nos propicia reflexão e maior entendimento dos diversos temas abordados.

sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Atividade Unidade 07

Primavera
Postado por: Maristela
Dísponivel em: http://www.almadoeducador.com.br/PRIMAVERACecília Meireles
A primavera chegará, mesmo que ninguém mais saiba seu nome, nem acredite no calendário, nem possua jardim para recebê-la.A inclinação do sol vai marcando outras sombras; e os habitantes da mata, essas criaturas naturais que ainda circulam pelo ar e pelo chão, começam a preparar sua vida para a primavera que chega.Finos clarins que não ouvimos devem soar por dentro da terra, nesse mundo confidencial das raízes, — e arautos sutis acordarão as cores e os perfumes e a alegria de nascer, no espírito das flores.Há bosques de rododendros que eram verdes e já estão todos cor-de-rosa, como os palácios de Jeipur.Vozes novas de passarinhos começam a ensaiar as árias tradicionais de sua nação. Pequenas borboletas brancas e amarelas apressam-se pelos ares, — e certamente conversam: mas tão baixinho que não se entende.Oh! Primaveras distantes, depois do branco e deserto inverno, quando as amendoeiras inauguram suas flores, alegremente, e todos os olhos procuram pelo céu o primeiro raio de sol.Esta é uma primavera diferente, com as matas intactas, as árvores cobertas de folhas, — e só os poetas, entre os humanos, sabem que uma Deusa chega, coroada de flores, com vestidos bordados de flores, com os braços carregados de flores, e vem dançar neste mundo cálido, de incessante luz.Mas é certo que a primavera chega. É certo que a vida não se esquece, e a terra maternalmente se enfeita para as festas da sua perpetuação.Algum dia, talvez, nada mais vai ser assim.Algum dia, talvez, os homens terão a primavera que desejarem, no momento que quiserem, independentes deste ritmo, desta ordem, deste movimento do céu.E os pássaros serão outros, com outros cantos e outros hábitos, — e os ouvidos que por acaso os ouvirem não terão nada mais com tudo aquilo que, outrora se entendeu e amou.Enquanto há primavera, esta primavera natural, prestemos atenção ao sussurro dos passarinhos novos, que dão beijinhos para o ar azul.Escutemos estas vozes que andam nas árvores, caminhemos por estas estradas que ainda conservam seus sentimentos antigos: lentamente estão sendo tecidos os manacás roxos e brancos; e a eufórbia se vai tornando pulquérrima, em cada coroa vermelha que desdobra.Os casulos brancos das gardênias ainda estão sendo enrolados em redor do perfume.E flores agrestes acordam com suas roupas de chita multicor.Tudo isto para brilhar um instante, apenas, para ser lançado ao vento, — por fidelidade à obscura semente, ao que vem, na rotação da eternidade. Saudemos a primavera, dona da vida — e efêmera.Texto extraído do livro "Cecília Meireles - Obra em Prosa - Volume 1", Editora Nova Fronteira - Rio de Janeiro, 1998, pág. 366